• Fitobula

Os Desafios do Conhecimento na Área da Farmacologia

A farmacologia está inserida no processo histórico da ciência na busca por controlar os processos naturais e satisfazer as necessidades humanas, mas diferente de outros ramos do pensamento, essa ciência comumente possui a urgência da aplicação.


Se por um lado temos o fortalecimento da proposta da medicina translacional, por outro ainda temos impasses éticos, técnicos e legais na transferência da pesquisa acadêmica para a aplicação direta “na beira do leito”. A saúde baseada em evidência é uma aliada essencial na tomada de decisão para essa aplicação, mas como podemos lidar com as incertezas do conhecimento e os riscos associados ao uso de medicamentos? Qual é o lugar do conhecimento empírico na era da informação?



“Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar” Emmanuel Kant

Olhe a sua volta, observe com atenção os seus afazeres. Agora separe em uma balança quais conhecimentos científicos você é capaz de explicar logicamente e quais foram assumidos como verdade por possuírem os signos da ciência. Caso contrário, quanto tempo de vida precisaríamos para verdadeiramente nos apropriarmos das informações disponíveis que julgamos serem fundamentais para nossas atividades? Sinto que todo o esforço em nos apropriarmos do conhecimento científico se torna cada vez maior e, mesmo assim, ele ainda mais rapidamente nos escapa pelos dedos.


O meu conhecimento está sempre em débito com as atualizações científicas que surgem da intersecção de diferentes áreas. Porém, à medida que as barreiras entre as áreas do conhecimento se desfazem, a formação de profissionais híbridos será inevitável.

Somos dependentes de sistemas eletrônicos para acessar e selecionar grandes volumes de informação e a nossa capacidade de decisão e análise de risco já está se integrando a sistemas de inteligência artificial.


Conceitos como Big Data, BlockChain e Biohacking já são discutidos na área da saúde, juntando-se a outros como cidadania biológica, clínica ampliada e compartilhada, nanotecnologia, seres limítrofes e manipulação genética de embriões humanos.

A experiência proporcionada pelas incertezas do conhecimento científico pode ser angustiante, mas também possibilita criarmos vínculos de solidariedade e ganhar maior clareza quando essas experiências são compartilhadas. Vamos pensar juntos?

“Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar” Emmanuel Kant




Autor. Julino Soares. Extraído de: http://www.pcare.com.br/2018/03/13/os-desafios-do-conhecimento-na-area-da-farmacologia/

acesse a programação científica do 3o Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos (PCare 2018): ​http://www.pcare.com.br

0 visualização

® FitoBula. 2019.

Todos os diretos reservados. 

  • Facebook
  • Instagram
siderealLarge.png