Curso Introdução às Raízes da Cozinha Afro-brasileira

Curso Livre

Introdução às Raízes da Cozinha Afro-brasileira


Ementa: Este curso é uma introdução ao universo da cozinha afro-brasileira, considerando suas raízes mais profundas. Caminhamos a partir dos significados e potências dos quatro elementos, apresentando pontos fundamentais para um entendimento inicial dos diálogos teóricos e práticos da cozinha afro-brasileira. Começando pela terra, vamos explorar aromas, sabores e saberes técnicos que ancestralmente perfumam e energizam a mesa e o corpo. Navegando pelas águas Atlânticas, vamos observar os diálogos transcontinentais de sabores e saberes da diáspora africana nas Américas. E analisar criticamente referenciais clássicos, a fim de desconstruir a ideia de “herança negra na cozinha”, pela noção de saberes vivos. Além disso, apontar novas possibilidades para a produção teórica sobre a cozinha afro-brasileira. Calcado no fogo como elemento de transformação, apresentaremos algumas técnicas de cozinhas tradicionais. Finalizando o percurso com a elevação transcendental do ar, vamos propor caminhos possíveis de criação conceitual, dialogando com o princípio de Sankofa: “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”.




Duração: 6h divididas em três encontros de 2h.


Datas dos encontros: 24/03, 31/03, 07/04 - Quartas feiras de 19:30h às 21:30h.

27/03, 03/04, 10/04 - Sábados de 10h às 12h.



Metodologia

O curso será ministrado de forma remota e síncrona, em plataforma digital, através da qual os participantes poderão acessar materiais de apoio e referenciais teóricos, durante a duração do curso. As práticas serão demonstrativas de forma remota. Mas os participantes receberão a ficha técnica dos preparos caso queiram reproduzir.


Certificados

Ao final do curso, os participantes que tiverem no mínimo 75% de presença receberão um certificado de curso livre, constando as horas de formação. Lembrando que a contabilização das horas como atividades complementares varia de acordo com as regras de cada instituição.


Programa do curso:


Aula 1 - Terra: ervas, especiarias e temperos

- Banho de cheiro: ervas de comer e de banhar.

- De dentro pra fora: sementes, grãos e rizomas.

- De fora pra dentro: especiarias, pimentas, temperos e condimentos.


Aula 2 - Água: rompendo com a ideia de herança

- Diálogos transatlânticos: cozinha afro-brasileira e diáspora africana.

- Mudaram as estações, nada mudou: análises críticas de Cascudo à Doria.

- Fluindo novos olhares: Beatriz Nascimento e as afrobrasilidades.


Aula 3 - Fogo e Ar: transformação e criatividade

- Obá Iná: o rei do fogo e um legado de técnica.

- Sankofa: ancestralidade e cozinha conceitual

- Alafiar: caminhos para a criação.



Sobre a professora:

Lourence Alves é cozinheira e idealizadora do Projeto Onje, saberes e sabores. É Drª em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ, Mestre em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz, Bacharel em História pela UERJ, cursou Bacharelado em Gastronomia na UFRJ. Professora de Gastronomia, Nutrição e História. Pesquisadora de gastronomia, alimentação e religiosidades de matrizes africanas, cozinha afro-brasileira, cozinha afrodiaspórica, antropologia e história da alimentação. Filha de Iemanjá, poeta, escritora e mãe de Carolina Maria.


Investimento: R$60

Formas de pagamento: Transferência Bancária, Pix, Boleto


Ao selecionar a forma de pagamento e a forma de preferência no contato no formulário abaixo, enviaremos as informações sobre pagamento e confirmação.



Mais informações

Contato: onje.cozinha@gmail.com

Whatsapp: 21 974538498


Extraído de: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcCOxrSX-iwk-zGeIej7e-dspDnGVtkAoOJaewQi17zzJ_xA/viewform

15 visualizações0 comentário

® FitoBula. 2019.

Todos os diretos reservados. 

  • Facebook
  • Instagram