• Fitobula

Curso Grátis sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos

SUS disponibiliza curso grátis e online sobre plantas medicinais e fitoterápicos

Recentemente, o SUS, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde, o AVASUS, disponibilizou mais um curso completamente gratuito e online para todos que estão dentro do sistema, principalmente os funcionários.

O curso aborda temas sobre as plantas medicinais. É indicado tanto para quem trabalha na área quanto para interessados no tema.

Acesso ao curso (Link)

O curso Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicas para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), tem como principal objetivo preparar o aluno para o uso correto e seguro de plantas medicinais e fitoterápicas no fortalecimento das ações e serviços na Rede de Atenção à Saúde.




Um fator muito interessante sobre o curso é a sua relevância para os profissionais de saúde que atuam nas áreas indígenas. Nestas áreas, o uso de plantas medicinais não é apenas comum, já é uma tradição e um costume para o tratamento de várias doenças e problemas médicos com soluções que vêm da terra. A população indígena tem um alto conhecimento desse tipo de medicina e por isso é importante que os Agentes de Saúde que trabalham com eles, também tenham entendimento na área.


Durante o curso, os ACSs aprendem mais sobre a importância do uso correto de plantas medicinais e fitoterápicas, além de receberem informações básicas sobre o cultivo de plantas medicinais, assim como orientações sobre a preparação e o uso de remédios caseiros variados.

Além desses fatores importantes, o curso e a plataforma também têm a intenção de promover uma forte troca de experiências entre os profissionais envolvidos, consolidando uma rede colaborativa de aprendizagem. Esse módulo tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente do SUS.

Uma excelente notícia é que o curso também está aberto ao público e não destinado somente aos Agentes de Saúde. A duração será de 60 horas e já conta com mais de 20 mil alunos inscritos. Atualmente o curso já está com 1782 avaliações marcando 5 estrelas (o que significa um ótimo resultado).

metodologia do curso é bem interessante com várias unidades diferentes e que são formadas por histórias em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos, sínteses e fóruns para compartilhar experiências e reflexões.


Através desta metodologia simples, é possível aprender muita coisa e se preparar para os desafios da matéria pretendida.


Também existe avaliações durante o curso. As avaliações consistem em dois questionários realizados ao final das aulas, um referente à a avaliação do módulo e outro com a autoavaliação para você mensurar o quanto o módulo foi proveitoso, além de um espaço para relatos de como o módulo pode auxiliá-lo na sua prática diária.


Texto extraído de Canal do Ensino (Link)



0 visualização

® FitoBula. 2019.

Todos os diretos reservados. 

  • Facebook
  • Instagram
siderealLarge.png