• Fitobula

Águas Adicionadas de Sais: Anvisa Cria Regra Específica

A água adicionada de sais é uma água própria para consumo humano que recebe a adição de pelo menos 30mg/L de sais minerais. São cinco tipos de sais (bicarbonato, carbonato, citrato, cloreto ou sulfato) que podem ser adicionados nas águas engarrafadas, sendo que cada um deles pode ser de quatro diferentes tipos de minerais: cálcio, magnésio, potássio e sódio.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou no Diário Oficial da União (16/10) a Resolução RDC 182/2017 aplicada aos estabelecimentos que realizam as seguintes atividades relativas às águas adicionadas de sais: industrialização, distribuição e comercialização.

A norma fornece instruções necessárias para que a fabricação e a higienização das embalagens, o tratamento da água captada, o preparo e a rotulagem do produto sejam feitos de forma adequada. Isso garante que a água que irá para o comércio, será própria para consumo humano, respeitando os limites de adição de sais além de respeitar a ausência da bactéria Escherichia coli em cada 100mL.


A Resolução entra em vigor após 6 (seis) meses da publicação oficial. Os fabricantes podem se adequar a essa norma antes do prazo, desde que respeitado seu atendimento integral.

Confira a Resolução na íntegra (link) .

Confira as Boas Práticas para água adicionada de sais (Link).


Fonte

Extraído de Ascom/Anvisa (link)




0 visualização

® FitoBula. 2019.

Todos os diretos reservados. 

  • Facebook
  • Instagram